Oportunidade para alunos de graduação da UERJ dos cursos de engenharia mecânica e afins, que preferencialmente já tenham concluído o ciclo básico. A duração do trabalho é de um ano ou mais.
A Iniciação Ciêntífica (IC) é o primeiro passo para uma carreira acadêmica, ou seja, se tornar um pesquisador/cientista. Os estudantes que se dedicam a esta atividade possuem pouca ou nenhuma experiência em trabalhos ligados à pesquisa científica (daí o caráter de "iniciação") e representam o seu primeiro contato com tal prática. Os alunos têm o desenvolvimento de seus estudos acompanhados por um professor orientador, ligado a um laboratório de pesquisa da universidade na qual o aluno estuda. Na maioria dos casos, o trabalho desenvolvido na iniciação científica se torna o tema do Projeto de Fim de Curso.
Existe possibilidade de concorrer a uma bolsa de IC fornecida pelas agências e fomento científico como Faperj e CNPq. Os valores das bolsas podem ser vistos nos links: CNPq e Faperj.
Como a abertura para a inscrições de bolsas ocorrem apenas algumas vezes por ano, normalmente o aluno começa como aluno de IC voluntário (sem bolsa), assim o aluno tem a oportunidade de conhecer e se acostumar com o ambiente de pesquisa científico além de aprender as ferramentas básicas para o trabalho e assim escolher um tema de pesquisa.
Após a inscrição nos órgãos de fomento, todos os alunos inscritos são classificados de acordo com o currículo acadêmico do professor e a nota dada ao projeto de pesquisa entregue no momento da inscrição. Após o resultado positivo, o aluno começa a receber a bolsa, tendo que entregar um relatório parcial por volta de 6 meses após o início. Além de ter que entregar um relatório ao final do período de 1 ano, o aluno deve produzir um poster e apresentá-lo na Semana de Iniciação Científica da UERJ. É importante mencionar que durante o período da bolsa, o desenvolvimento do projeto deve ser levado muito a sério pelo aluno e a presença do aluno no labóratório é obrigatória.
Os projetos de pesquisa que oriento, em geral, estão relacionados com os meus tópicos de interesses. Esses tópicos estão relacionados com as seguintes matérias da graduação em engenharia mecânica:
- Geometria Analítica e Cálculo Vetorial I
- Cálculo Diferencial e Integral I e II
- Análise Vetorial
- Métodos Matemáticos em Engenharia Mecânica
- Introdução ao Processamento de Dados
- Cálculo Numérico IV
- Mecânica dos Fluidos V e Dinâmica dos Fluidos
- Transmissão de Calor I
- Termodinâmica I e II
Portanto, o ideal é que você goste e tenha afinidade com as matérias mencionadas. Os alunos são bem vindos a sugerir temas relacionados a esses tópicos. Os pré-requisitos para os alunos interessados em iniciação científica:
- Ser aluno de graduação em engenharia, física, matemática, ciência da computação ou cursos afins.
- Ter concluído o ciclo básico, tendo uma forte base em cálculo e física.
- Ter ótimo desempenho acadêmico.
- Ter vontade de aprender novos assuntos e desenvolver novos conhecimentos.
- Ter independência para estudar e aprender.
- Ter elevada capacidade de comunicação oral e escrita em português, sabendo se expressar de forma oral e escrita com coerência, clareza e coesão.
- Nível de leitura em inglês suficiente para a compreensão de livros e artigos científicos.
- Desejável: Saber programar em alguma linguagem de programação (Fortran 90 ou superior desejável).
Os alunos interessados em fazer IC comigo enviar um email para daniel.chalhub@eng.uerj.br, contendo as seguintes informações:
- Uma breve Carta de Apresentação explicando porque você gostaria de realizar uma Iniciação Científica.
- Currículo Lattes (caso não tenha, cadastre o seu aqui).
- Histórico escolar da graduação.